domingo, 8 de maio de 2011

Sexta à noite em Santarém

Foi na passada sexta-feira, dia 6 de Maio, que se realizou o jantar da Tomada de Posse da JP - CDS Santarém, coincidindo com a 10ª edição de um jantar que a CPC promove, mensalmente. Uma iniciativa que tem vindo a reunir cada vez mais participantes e que tenho acompanhado desde há uns meses. Varia a freguesia onde se realiza; varia a ementa, promovendo a gastronomia local; mas há algo invariável: o bom ambiente vivido. Trocam-se opiniões e debatem-se ideias. Fala-se da actual situação do país. Levantam-se vozes optimistas. Esboçam-se sorrisos de confiança. Todos conscientes da situação delicada que se atravessa, mas todos, sem excepção, confiantes de que "há cada vez mais pessoas a pensar como nós".  Essa é a melhor promessa política para o rumo de Portugal. Assim, se concretize no dia 5 de Junho a vontade de mudança que se reconhece existir na população. Assim, tenham coragem, os que habitualmente votavam por "tradição" e os que, simplesmente, não votavam de colocar um X na sigla CDS-PP. 

Também eu, por desmotivação e descrença nas falsas promessas das campanhas eleitorais; por desacordo com as estratégias adoptadas; por achar que o meu voto não iria fazer diferença e, finalmente, por considerar que não votando estava a demonstrar o meu desagrado, me demiti, durante muitos anos, de fazer uso do meu direito e do meu dever de voto. Essa fase terminou. Tomei consciência de que só uma cidadania activa e interventiva é a postura correcta. Chega de me demarcar e desresponsabilizar das opções que o eleitorado toma. Sou parte integrante da nação. Há que assumir posições. Há que dar a voz pelas vozes que julgo mais certas. Dei a minha voz ao CDS no momento em que me fiz militante. Irei dar a minha voz pelo CDS em todos os momentos e em todos os locais onde possa fazer chegar a sua mensagem.

Por ter acordado tão, tardiamente, para a vida política, admiro os jovens que "nascem" todos os dias e, cada vez mais, para as questões político-sociais. São uma geração de gente que quer fazer a diferença; que assumem na primeira pessoa a responsabilidade dos rumos que se traçam para o futuro; são dinâmicos, inovadores e inconformados. Cidadania é muito mais que um conceito filosófico sem substrato, ou uma figura de retórica que todos tendemos a usar. Cidadania é implicação real. É envolvimento. É palavra. Mas é acção. É um exercício supra-partidário. É a necessidade e a exigência de, individualmente, tomarmos opções e de colectivamente as assumir.

Aos jovens  da estrutura concelhia de Santarém e, de modo particular, ao seu Presidente, votos de bom trabalho. Parabéns!

Será que a breve prazo, o Entroncamento também estará a assinalar a implementação de uma JP CDS-PP?
Um concelho jovem e com jovens... Dá que pensar, a nós, gente "madura"... Temos de ir ao seu encontro...

(Nota: Este jantar, magnificamente, servido no Restaurante "O Capote" em Santarém, contou com a presença do Dr. Filipe Lobo d´Ávila, Drª Margarida Netto, Dr. Tiago Leite, entre muitas outras entidades das estruturas concelhias e distritais)

Sem comentários:

Enviar um comentário